Active Caldic

0

Blog

Saúde digestiva

Publicado em 29 de maio de 2023

Você acredita que sintomas como refluxo e sensação de estufamento fazem parte da vida de uma parte relevante da sociedade? Bem, se você não está nesse time, com certeza conhece alguém que reclama disso. Mas a verdade é que não é normal sofrer com esses desconfortos frequentemente. Acompanhe nosso texto pra saber um pouco mais sobre como manter uma boa saúde digestiva.

 

O que são enzimas digestivas?

Enzimas são proteínas especiais que, de maneira simplificada, conseguem quebrar outras moléculas. Existem enzimas especializadas em quebrar diferentes tipos de moléculas, como as proteinases que quebram proteínas, as lipases que quebram lipídeos (gorduras) e as carboidrases que quebram carboidratos.

Quando falamos de enzimas digestivas, nos referimos especificamente àquelas que estão envolvidas no processo de digestão dos alimentos. Ou seja, elas são as responsáveis por quebrar as moléculas de nutrientes dos alimentos em moléculas menores, que serão absorvidas ao longo do trato gastrointestinal. 1

 

Enzimas são proteínas especializadas em quebrar outras moléculas. Adaptado de Shutterstock.com, 2023.

 

Uma das enzimas mais conhecidas é a amilase, que é responsável por quebrar os carboidratos em moléculas menores, como açúcares simples. Outro exemplo é a lactase, usada para quebra de lactose, e que tem uso bastante comum atualmente devido ao grande número de indivíduos com intolerância especificamente a esse tipo de açúcar. A pepsina é outra enzima importante, produzida no estômago, mas que atua na digestão de proteínas. Já a lipase é responsável pela quebra de gorduras em ácidos graxos e glicerol. 1,2

Quando o corpo está em perfeito equilíbrio, ele produz as enzimas digestivas necessárias de maneira suficiente para uma digestão eficiente. No entanto, em algumas situações, a produção de enzimas pode ser prejudicada, levando a sintomas como indigestão, gases e desconforto ou dor abdominal. É aí que entra a suplementação de enzimas digestivas.

A suplementação de enzimas digestivas pode ajudar a complementar a produção natural do corpo e melhorar a digestão. Existem várias opções de suplementos disponíveis no mercado, cada um com sua combinação única de enzimas. Mas é importante ressaltar que a suplementação de enzimas digestivas deve ser utilizada com cuidado e sob orientação de um profissional de saúde. Cada pessoa tem necessidades individuais, dependendo da sua dieta e das particularidades de seu sistema digestivo.

Embora a suplementação de enzimas digestivas possa ser útil em certas situações, é importante destacar que ela não substitui uma alimentação saudável e equilibrada. Uma dieta rica em alimentos naturais e frescos, com boa mastigação e tempo adequado para as refeições, é fundamental para uma boa digestão.

 

Algumas dicas para manter a boa saúde digestiva. Adaptado de Shutterstock.com, 2023.

 

Além das disfunções enzimáticas, o desequilíbrio da microbiota intestinal também pode desencadear problemas no processo digestivo. Nesse sentido, existem algumas opções de suplementação que podem contribuir para a saúde da microbiota e, consequentemente, para a saúde digestiva. São elas: probióticos, prebióticos, simbióticos e paraprobióticos – se quiser relembrar esses conceitos, clique aqui.

As enzimas digestivas e moduladores da microbiota são verdadeiros aliados da saúde humana, desempenhando um papel essencial na digestão eficiente dos alimentos. Sintomas gastrointestinais recorrentes, como azia, refluxo ou sensação de “estufamento”, não são normais e podem indicar que está na hora de visitar o médico! O melhor profissional para avaliar sua saúde digestiva é o gastroenterologista.

 


 

 

As informações fornecidas neste blog destinam-se ao conhecimento geral e não devem ser um substituto para a orientação de um profissional médico ou tratamento de condições médicas específicas. As informações aqui apresentadas não têm o objetivo de diagnosticar, tratar, curar ou prevenir qualquer doença.

Prescritores e farmacêuticos que desejarem obter mais informações sobre os nossos insumos podem entrar em contato com o nosso SAC por meio do e-mail sac@activepharmaceutica.com.br ou pelo 0800 001 1313.

Será um prazer atendê-los!

Gostou do conteúdo?

Ícone do Instagram


 Siga nosso Instagram e acompanhe outros assuntos: @activecaldic