Active Caldic

0

Blog

Existe hora certa para dormir e acordar?

Publicado em 26 de junho de 2023

O sono desempenha um papel crucial na nossa saúde e bem-estar. Uma boa noite de sono é essencial para nos sentirmos descansados e energizados durante o dia. No entanto, muitas vezes, compromissos e responsabilidades podem dificultar a adesão a um horário de sono regular. Hoje, discutiremos a quantidade de sono necessária, como funciona o nosso ritmo circadiano e qual é o melhor horário para dormir.

 

A Quantidade de Sono Necessária

O tempo ideal de sono que precisamos varia ao longo da vida, de acordo com a idade. A maioria dos especialistas recomenda que adultos tenham pelo menos 7 horas de sono por noite. Para crianças e adolescentes, a quantidade recomendada varia de acordo com a faixa etária.

 

Quantidade de horas de sono recomendadas por faixa etária. Adaptado de Shutterstock.com, 2023.

 

É importante respeitar essas recomendações e garantir que estamos dormindo o suficiente para manter uma boa saúde. Lembre-se que o sono desempenha um papel crítico em muitos processos fisiológicos e cognitivos. Durante o sono, o corpo se restaura, ocorre uma espécie de limpeza a nível celular, o cérebro consolida memórias e processa informações, dentre outros processos importantes para homeostase (se quiser relembrar esse termo, clique aqui). 1,2

 

O Ritmo Circadiano

Nosso ritmo circadiano é como um relógio interno que regula nosso ciclo sono-vigília. Ele é influenciado por fatores como a luz do sol e a escuridão, e ajuda a determinar o melhor horário para dormir e acordar.

Durante um período de 24 horas, experimentamos momentos de maior alerta e momentos de sonolência. Os momentos de sonolência geralmente ocorrem entre 1h e 3h da tarde e entre 2h e 4h da manhã. Esses são os momentos em que é mais provável que nos sintamos mais sonolentos.

Quando seguimos um horário regular de sono, nosso ritmo circadiano se adapta a esse horário. Isso significa que nosso cérebro fica naturalmente preparado para dormir e acordar nos mesmos horários todos os dias. Com o tempo, podemos até nos encontrar indo para a cama facilmente à noite e acordando pouco antes do alarme, sem nenhum problema.

No entanto, se trabalharmos em turnos irregulares ou formos para a cama em horários diferentes ao longo da semana, nosso ritmo circadiano pode ficar desequilibrado. Isso pode resultar em períodos de sonolência durante o dia.

 

Quantidade de horas de sono recomendadas por faixa etária. Adaptado de Shutterstock.com, 2023.

 

O Melhor Horário para Dormir

Idealmente, devemos tentar ir para a cama mais cedo e acordar nas primeiras horas da manhã. Esse padrão está mais alinhado com as nossas tendências biológicas de adaptação ao ritmo do sol. Você pode perceber que naturalmente fica com mais sono após o anoitecer. Mas também existem variações individuais, você pode sentir-se melhor dormindo e acordando um pouco mais tarde.

O horário exato vai depender de quando você costuma acordar de manhã. Outro fator a considerar é a quantidade de sono que você precisa por noite. Para descobrir o melhor horário para dormir, você pode considerar a hora em que precisa acordar pela manhã e contar 7 horas para trás (a quantidade mínima recomendada para adultos). Por exemplo, se você precisa acordar às 6h da manhã, deve considerar começar a relaxar antes das 23h.

Em resumo, não existe um horário único para dormir ou acordar que seja ideal para todas as pessoas. Na verdade, sua preocupação maior deve ser a duração do seu sono.

Uma dica importante é estabelecer uma rotina de sono que você possa seguir todas as noites, inclusive nos finais de semana. Ficar acordado e dormir até tarde nos finais de semana pode dificultar o retorno à rotina durante a semana.

Como já comentamos diversas vezes aqui no blog, ter uma rotina com boas noites de sono é essencial para manter nossa saúde e bem-estar. Durante esse período mágico, nossas células se renovam, memórias são consolidadas e o sistema imunológico fortalecido. Priorizar um tempo adequado de sono é priorizar sua saúde física e mental! 2

E se quiser ler mais sobre como a insônia afeta sua saúde e qualidade de vida, não deixe de conferir essa outra publicação que selecionamos para você.

 


 

 

As informações fornecidas neste blog destinam-se ao conhecimento geral e não devem ser um substituto para a orientação de um profissional médico ou tratamento de condições médicas específicas. As informações aqui apresentadas não têm o objetivo de diagnosticar, tratar, curar ou prevenir qualquer doença.

Prescritores e farmacêuticos que desejarem obter mais informações sobre os nossos insumos podem entrar em contato com o nosso SAC por meio do e-mail sac@activepharmaceutica.com.br ou pelo 0800 001 1313.

Será um prazer atendê-los!

Gostou do conteúdo?

Ícone do Instagram


 Siga nosso Instagram e acompanhe outros assuntos: @activecaldic