Active Caldic

0

Blog

Vitamina B12: por que você precisa dela?

Publicado em 24 de abril de 2023

A cobalamina, também chamada de vitamina B12, é uma das vitaminas mais lembradas quando alguém comenta que aderiu a uma dieta vegetariana ou vegana. Isso porque as fontes alimentares dessa vitamina costumam ter origem animal e sua deficiência traz diferentes prejuízos à saúde. Mas você sabe quais são? Acompanhe nosso texto para saber – ou relembrar – esses e outros detalhes desta vitamina tão importante.

 

Como a vitamina B12 chega ao nosso organismo?

Uma vez que não a produzimos, precisamos consumi-la através da alimentação. Como comentamos, sua principal fonte são os alimentos de origem animal: carnes vermelhas, carne suína, frango, peixes, ovos e os laticínios. Após o consumo, a vitamina B12 é absorvida no intestino delgado, por meio de um processo que envolve uma proteína chamada de fator intrínseco. A B12 também é uma vitamina hidrossolúvel, o que facilita sua eliminação renal (através da urina), tornando a hipervitaminose de B12 bastante incomum.

Já a sua deficiência é mais comum e pode ser devida ao baixo consumo das fontes alimentares ou à má absorção desta vitamina. Dessa forma, indivíduos que adotam uma alimentação vegetariana ou vegana (se quiser relembrar esses conceitos e suas diferenças, clique aqui), estão dentre os principais grupos de risco para a deficiência de vitamina B12. Outros grupos de risco incluem idosos, indivíduos que passaram por cirurgia bariátrica e aqueles com doenças do trato gastrointestinal que comprometam a absorção da vitamina B12 (como a doença de Crohn, por exemplo). Além disso, alguns medicamentos – como omeprazol, ranitidina e metformina, entre outros – também podem prejudicar a absorção da vitamina B12. 1

Os sintomas da deficiência de vitamina B12 incluem: fadiga, tremores, fraqueza muscular, espasticidade muscular, hipotensão, distúrbios gastrointestinais e oscilações de humor. Em casos mais graves, a deficiência de vitamina B12 pode levar ao desenvolvimento de uma anemia megaloblástica (se quiser aprofundar a leitura sobre este e outros tipos de anemia, clique aqui).

 

Algumas fontes e principais processos fisiológicos em que a vitamina B12 está envolvida. Adaptado de Shutterstock.com, 2023.

 

Um dos papeis mais importantes da vitamina B12 em nosso organismo é na eritropoiese, ou produção das hemácias – também chamadas de células vermelhas do sangue. Quando não há níveis suficientes de vitamina B12 no organismo essa produção é prejudicada, tornando as células maiores e sem a capacidade de transportar oxigênio da maneira adequada. Quando isso ocorre é comum que o indivíduo sinta muito cansaço, devido à oxigenação insuficiente dos tecidos, além de outros sintomas. A vitamina B12 também participa no metabolismo celular, como cofator de enzimas, como as envolvidas na síntese de ácidos nucleicos – que são base para a construção do DNA. 1,2

Outro papel bastante importante é na produção da bainha de mielina, que é a camada gordurosa que recobre os axônios dos neurônios contribuindo na transmissão dos impulsos nervosos. Por isso, em quadros de deficiência grave de vitamina B12, pode haver sintomas neurológicos como dores de cabeça, confusão mental e prejuízos de memória. Além disso, essa deficiência também pode aumentar o risco de desenvolvimento da depressão. 3,4

Ainda, ela também está envolvida no metabolismo lipídico, e estudos em animais sugerem que a sua deficiência podem predispor ao ganho de peso e a disfunções metabólicas. Os estudos em humanos ainda são modestos, mas algumas evidências apontam para uma correlação entre a deficiência de B12 e uma maior predisposição à obesidade. 5,6

 

 Recomendação de consumo diária por idade. Adaptado de Shutterstock.com, 2023. 7

 

O tratamento dos quadros de deficiência é feito por meio da suplementação de cobalamina. Esta pode ser feita por meio da cianocobalamina, metilcobalamina, hidroxicobalamina ou adenosilcobalamina.

A cianocobalamina é uma das formas mais comuns encontradas em suplementos, devido a sua estabilidade e baixo custo. No entanto, no organismo, ela precisa ser convertida nas formas ativas de vitamina B12. Já as outras três formas são similares às formas encontrada naturalmente nas fontes alimentares desta vitamina. Já a metilcobalamina e a adenosilcobalamina são as formas ativas. Estas duas últimas são mais indicadas por possuírem melhor biodisponibilidade, sendo que a metilcobalamina é a mais comum no Brasil. Além disso, a suplementação pode ser feita por via oral, ou pela via injetável, dependendo do caso. 8

A vitamina B12 tem um papel fundamental na saúde humana. A aposta mais saudável é consumir quantidades adequadas sempre. Mais uma vez, um bom nutricionista pode te ajudar a preparar um plano alimentar que contemple suas necessidades específicas. E se precisar de um reforço, lembre-se sempre da suplementação. E você, já dosou alguma vez seus níveis de vitamina B12?

 


 

   
 

As informações fornecidas neste blog destinam-se ao conhecimento geral e não devem ser um substituto para a orientação de um profissional médico ou tratamento de condições médicas específicas. As informações aqui apresentadas não têm o objetivo de diagnosticar, tratar, curar ou prevenir qualquer doença.

Prescritores e farmacêuticos que desejarem obter mais informações sobre os nossos insumos podem entrar em contato com o nosso SAC por meio do e-mail sac@activepharmaceutica.com.br ou pelo 0800 001 1313.

Será um prazer atendê-los!

Gostou do conteúdo?

Ícone do Instagram


 Siga nosso Instagram e acompanhe outros assuntos: @activecaldic