Active Caldic

0

Blog

Como perder peso sem perder a motivação

Publicado em 30 de dezembro de 2022

O bom gerenciamento do peso corporal é um fator essencial na manutenção da saúde. Como já falamos diversas vezes, o sobrepeso e a obesidade aumentam o risco de inúmeras doenças – como a diabetes, as cardiovasculares e os diversos tipos de câncer. No entanto, os números do excesso de peso só aumentam ano a ano, e a obesidade é considerada por muitos uma pandemia mais preocupante do que a vivemos recentemente com a COVID-19.

Ok, ninguém planeja exceder a faixa considerada saudável e o que não faltam são sugestões de dietas que prometem eliminar aqueles quilos a mais. Por que, então, quase 6 em cada 10 brasileiros está com sobrepeso, e o índice de obesidade do país passa de 22%? 1

Mas, por que é tão difícil perder peso?

Na verdade, perder peso é bastante simples! Para eliminar aqueles quilinhos a mais é necessário gerar um déficit calórico. Ou seja, gastar mais energia do que se consome. É necessário atenção também a condições clínicas que podem comprometer o gerenciamento do peso, como disfunções hormonais e a disbiose, por exemplo. Fácil, não é mesmo? Só que isso é apenas na teoria. Na vida real nos deparamos com inúmeros casos de pessoas que já fizeram várias tentativas frustradas de emagrecimento. Se você nunca passou por isso, certamente tem amigos ou familiares estão nessa situação.

Por que, então, o “é só malhar e fechar a boca” não funciona pra todo mundo? Bem, para começo de conversa, temos que lembrar porque algumas pessoas têm um consumo calórico muito acima do recomendado. Um dos principais motivos é a famosa “fome emocional”, quando você come não por fome propriamente dita, mas sim para buscar um conforto emocional (se quiser ler mais sobre isso, clique aqui). Outro grande vilão é o consumo de alimentos pobres em nutrientes, mas muito calóricos, como os ultraprocessados. E aí já temos pistas do que pode ajudar a gerenciar melhor o peso nesses casos: acompanhamento profissional com psicólogo e nutricionista.

A motivação pode ser o que falta

Segundo o dicionário, motivação é conjunto de processos que dão ao comportamento uma intensidade, uma direção determinada e uma forma de desenvolvimento próprias da atividade individual. Ou seja, é o que te move, por que você faz o que você faz. E no processo de emagrecimento, ela pode ser essencial!

A motivação pode ser intrínseca ou extrínseca. A extrínseca é a que vem de fatores externos, como uma recompensa em dinheiro, ou a aprovação de outras pessoas. Já a intrínseca é aquela que “vem de dentro”, querer se sentir bem consigo mesmo, tornar-se mais saudável. E é essa intrínseca que tem os melhores resultados.

Como manter a motivação?

Um dos pontos mais importantes para manter a motivação por longos períodos é a percepção do resultado. Por isso, jogar uma meta muito distante pode dificultar bastante a vida. De maneira geral, nosso cérebro não lida muito bem com esses planos de longo prazo. Mas, nosso sistema de recompensa (chamado de via mesocorticolímbica) pode ser usado a nosso favor, com pequenas recompensas ao longo do caminho. O prazer de alcançar um objetivo está ligado com o neurotransmissor dopamina. Contudo, atualmente ele é bastante exigido pelos inúmeros estímulos diários aos quais estamos expostos, como as notificações das redes sociais por exemplo.

Assim, quando o seu objetivo está longe, difícil de visualizar, como “quero perder 30 Kg”, você pode inconscientemente sentir que ele é inatingível e que não vale a pena todo o esforço necessário. Nosso cérebro também não gosta de gastar energia à toa, então a motivação vai embora rapidinho. No entanto, se você quebrar isso em pequenas metas mais fáceis de visualizar, como “vou seguir a dieta e me exercitar 5 vezes esta semana”, ao final da semana você já pode se sentir esse pequeno gostinho do sucesso, o que favorece aquele aumento da dopamina na região cerebral da recompensa e ajuda a manter a motivação lá em cima. Nesse sentido, fazer um checklist também pode ser de grande ajuda já que você literalmente vai ver o seu progresso.


Sugestão de método para auxiliar na definição de metas.2  Adaptado de shutterstock.com, 2023.

 

Outro segredo é reduzir o sacrifício ao mínimo possível. Procurar um bom nutricionista que adapte sua dieta a alimentos que você goste, ou pelo menos aos que você não detesta. Buscar um exercício físico que você curta fazer, ou fazer um exercício ouvindo músicas que você goste.

E quando você tenta, mas não consegue se motivar?

A chave do sucesso é a constância, a disciplina. Você pode utilizar todas as dicas que comentamos hoje para favorecer o processo de emagrecimento. No entanto, sempre haverá dias que seguir o plano vai ser difícil, que por mais que você busque motivação, não vai encontrá-la. Para esses dias a disciplina é fundamental. Além disso, uma equipe multidisciplinar, médicos, nutricionistas, educadores físicos, psicólogos, entre outros profissionais com diferentes abordagens, pode sempre dar aquela forcinha que falta às vezes. Muitas vezes, além do exercício e da alimentação, será necessário um tratamento farmacológico e/ou psicológico, suplementação e até mesmo cirurgias.

Se você está nessa situação, com dificuldade para gerenciar seu peso, que tal utilizar esse início de ano para mudar a direção no sentido de uma vida mais saudável?


   

 

As informações fornecidas neste blog destinam-se ao conhecimento geral e não devem ser um substituto para a orientação de um profissional médico ou tratamento de condições médicas específicas. As informações aqui apresentadas não têm o objetivo de diagnosticar, tratar, curar ou prevenir qualquer doença.

Prescritores e farmacêuticos que desejarem obter mais informações sobre os nossos insumos podem entrar em contato com o nosso SAC por meio do e-mail sac@activepharmaceutica.com.br ou pelo 0800 001 1313.

Será um prazer atendê-los!

Gostou do conteúdo?

https://www.activepharmaceutica.com.br/images/496095183.png


 Siga nosso Instagram e acompanhe outros assuntos: @activecaldic