Active Caldic

0

Blog

Como a alimentação pode interferir no funcionamento do sistema imunológico?

Publicado em 1 de setembro de 2020.

Conciliar uma rotina agitada e atarefada com hábitos de vida saudáveis muitas vezes é um grande desafio. Com isso, a alimentação com produtos industrializados tem se tornado cada vez mais comum, já que nem sempre é possível prepararmos nossas refeições em casa e priorizar o consumo de alimentos in natura.

O estilo de vida exerce uma grande influência sobre nossos hábitos alimentares, que estão diretamente relacionados à nossa saúde

 

Entretanto, é preciso ficar alerta: embora os alimentos industrializados geralmente sejam apetitosos e ofereçam maior praticidade para o dia-a-dia (pois já estão prontos ou quase prontos para o consumo), estes também podem estar associados a diversos efeitos deletérios ao organismo humano em longo prazo.1,2

Alimentos ultraprocessados são aqueles fabricados pela indústria e que possuem grandes quantidades de sal, açúcar, gorduras, conservantes e outros aditivos químicos, que melhoram o seu sabor, aparência e durabilidade.1,2

Por serem calóricos e possuírem baixo teor nutricional (pobres em vitaminas, sais minerais, água e fibras), o consumo destes alimentos pode aumentar o risco de desenvolvimento de alterações metabólicas, diabetes, obesidade e doenças cardiovasculares.2-4

Além disso, o consumo destes alimentos compromete o equilíbrio da microbiota intestinal que, por sua vez, tem um papel importante na resposta imunológica, proteção contra microrganismos patogênicos e na manutenção da saúde em geral. Estudos vêm demonstrando a relação da ingestão excessiva de alimentos ultraprocessados com o comprometimento do sistema imunológico, aumento da susceptibilidade a infecções, manifestação de alergias, doenças autoimunes e câncer.3-5

Alimentos processados e industrializados possuem em sua composição grande quantidade de carboidratos simples e gorduras. Quando consumidos em excesso, favorecem o ganho do peso corporal, prejudicam o funcionamento do sistema imunológico e aumentam o risco de desenvolvimento de doenças como insuficiência cardíaca, hipertensão arterial, aterosclerose e diabetes.

Desta forma, priorizar o consumo regular de alimentos frescos ou minimamente processados (como frutas, vegetais e cereais) é um hábito que contribui não apenas para o gerenciamento do peso corporal, como também para a prevenção contra diversas doenças e manunteção da saúde como um todo.6-8

Além de apresentarem um elevado valor nutricional, alguns alimentos são chamados de alimentos funcionais, pois contêm compostos bioativos – os nutracêuticos – capazes de promover efeitos benéficos sobre diferentes respostas fisiológicas, incluindo a imunidade.9-12

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Confira abaixo os benefícios da suplementação com Active Imuno Wake e Beta Glucana 70% - Goldcell®

Active Imuno Wake é composto pela associação do aminoácido L glutamina com extratos de própolis verde (Baccharis dracunculifolia), cogumelo do Sol (Agaricus blazei), gengibre (Zingiber officinale) e espirulina azul (ficocianina), na forma de pó, sendo livre de aromatizantes e edulcorante artificiais.

Devido à presença de diversos constituintes químicos com propriedades imunomoduladora, anti-inflamatória, antioxidante e antimicrobiana, Active Imuno Wake auxilia  na regulação da resposta imune do organismo frente a processos inflamatórios e/ou infecciosos, sobretudo através do aumento na produção de anticorpos pelas células de defesa, regulação da produção de mediadores inflamatórios e neutralização de espécies reativas e radicais livres.

 

Já a beta glucana é um polissacarídeo encontrado principalmente na parede celular de bactérias e fungos (como Saccharomyces cerevisiae), assim como em componentes estruturais de células vegetais, tal como a celulose. É formada através da ligação de moléculas de glicose em cadeias poliméricas curtas ou longas, lineares ou ramificadas.

De acordo com a conformação estrutural, as moléculas de beta glucana apresentam atividade biológica distinta no organismo humano. Compostos com cadeias lineares (beta-1,4-glucanas) atuam como fibras alimentares e quando administradas pela via oral conferem consistência ao bolo fecal e estimulam sua eliminação através do aumento do peristaltismo intestinal.

Por outro lado, o consumo de beta glucanas com estruturas ramificadas (beta-1,3 ou 1,6-glucanas), como é o caso da Beta Glucana 70% - Goldcell®, têm sido associado principalmente a outros efeitos benéficos no organismo, incluindo a manutenção do equilíbrio da microbiota intestinal, regulação do perfil lipídico e melhora do funcionamento do sistema imunológico.

Desta forma, evidências apontam que os efeitos imunomodulatórios das beta-1,3 ou 1,6-glucanas podem auxiliar na prevenção e no tratamento de diversas condições clínicas, incluindo câncer, infecções e hipercolesterolemia.

Já foi demonstrado que a suplementação com beta glucanas de cadeia ramificada promove um aumento da produção de anticorpos e reduz a severidade dos sintomas associados a infecções respiratórias.

Além dos efeitos sistêmicos relacionados com a regulação do sistema imunológico, alguns dos efeitos benéficos atribuídos às beta glucanas de cadeia ramificada decorrem também de sua ação local no intestino. No lúmen intestinal, a beta glucana se liga aos sais biliares, o que reduz a solubilidade e limita a absorção de colesterol e triglicerídeos proveniente da dieta, conferindo proteção contra os efeitos deletérios decorrentes de dislipidemias.

Principais mecanismos de ação de Beta Glucana 70% - Goldcell® (Saccharomyces cerevisiae).

 

As informações fornecidas neste blog destinam-se ao conhecimento geral e não devem ser um substituto para a orientação de um profissional médico ou tratamento de condições médicas específicas. As informações aqui apresentadas não têm o objetivo de diagnosticar, tratar, curar ou prevenir qualquer doença. Nunca desconsidere o conselho médico ou demore na procura em função de algo que tenha lido em nosso blog e mídias sociais da Active Pharmaceutica.

Prescritores e farmacêuticos que desejarem obter mais informações sobre os nossos insumos podem entrar em contato com o nosso SAC através do e-mail sac@activepharmaceutica.com.br ou pelo 0800 001 1313.

Será um prazer atendê-los!

 

Siga-nos nas redes sociais e mantenha-se atualizado sobre nossos produtos!

Instagram: @activephamaceutica
Facebook: /activepharmaceutica