Active Caldic

0

Blog

Exercício físico na terceira idade: benefícios do corpo à mente

Publicado em 13 de maio de 2022

O exercício físico é uma fonte quase inesgotável de benefícios, não é mesmo? Inclusive por isso é um tema de que falamos com bastante recorrência aqui no blog. Mas hoje vamos falar dele com um enfoque um pouco diferente: como pode contribuir para a qualidade de vida dos idosos.

Benefícios do exercício físico para idosos

Há bastante tempo já é consenso científico que o exercício físico tem impactos muito positivos sobre a saúde. Existem diversos trabalhos demonstrando de maneira bastante robusta os benefícios físicos que esta prática traz para os idosos, diminuindo o risco de inúmeras doenças – tais como as doenças cardíacas, os acidentes vasculares cerebrais (AVCs), a obesidade e a diabetes. Além disso, também pode reduzir o risco de quedas e fraturas, bem como atenuar os efeitos da osteoporose e da perda muscular decorrente da idade.

Benefícios da atividade física para idosos. Adaptado de www.shutterstock.com, 2022.

Um idoso que manteve o exercício físico na sua rotina durante a vida pode ter um preparo físico ainda melhor do que um jovem. Isso foi demonstrado em uma pesquisa que comparou a saúde muscular de idosos sedentários, idosos que se exercitaram regularmente desde a juventude e jovens sedentários. Para a surpresa de alguns, os idosos praticantes de exercício físico superaram a resistência à fadiga e a capacidade de regeneração muscular. E esses benefícios são ainda mais evidentes após os 80 anos, quando a perda muscular costuma ser bastante pronunciada. 2

Uma vida em que o exercício físico faz parte da rotina desde a juventude é certamente o ideal. Mas mesmo que você não tenha mantido o hábito do exercício físico durante a sua vida, nunca é tarde para começar. Mesmo idosos sedentários, quando começam a praticar exercícios físicos têm benefícios não só físicos como também mentais.

Exemplos de exercícios físicos adequados para idosos. Adaptado de www.shutterstock.com, 2022.

Muito além de benefícios físicos

Grande parte dos idosos tem um declínio da função cognitiva com o avanço da idade. É bastante comum o relato de pequenas confusões e lapsos de memória, como esquecer onde colocou suas chaves ou confundir o nome dos netos. Nesse sentido, já foi demonstrado que uma única sessão de exercício de intensidade moderada é capaz de melhorar as funções cognitivas e a memória de trabalho. Esse tipo de memória é aquela que usamos quando precisamos memorizar um número de telefone antes de discar, por exemplo. 3

Além disso, já está estabelecido que o exercício físico regular iniciado na terceira idade induz a produção de proteínas que protegem os neurônios de processos envolvidos nas doenças neurodegenerativas e que estimulam a formação de novos neurônios – processo conhecido como neurogênese. Com isso, pode ser um forte aliado na prevenção de doenças como Alzheimer e Parkinson. Pesquisas demonstram que o exercício físico melhora o armazenamento das memórias nos idosos, e que é capaz de melhorar o desempenho cognitivo de indivíduos com doença de Alzheimer mesmo quando a doença já está em estágio mais avançado. 4,5

Outro benefício do exercício físico de particular destaque para a população idosa é sobre a regulação do sono, visto que a insônia é um grande problema na terceira idade. Isso acontece devido a uma alteração dos padrões de sono que acontecem nessa fase, que pode comprometer a qualidade de vida dos indivíduos. Nesse sentido, um estudo que avaliou o efeito do exercício físico em idosos com insônia demonstrou que ao adotar uma prática regular de exercício físico (como uma caminhada rápida de 30 a 40 minutos, quatro vezes por semana) os idosos passaram a ter menos dificuldade de adormecer. Além disso, o sono foi mais duradouro e de melhor qualidade. 6

Benefícios do exercício físico no cérebro. Adaptado de www.shutterstock.com, 2022.

A prática regular de exercícios físicos é essencial na manutenção de um estilo de vida saudável. E se você ainda não tem esse hábito incorporado à sua rotina, sempre está em tempo de começar. Quem não quer mais qualidade de vida no seu futuro, não é mesmo?

 

As informações fornecidas neste blog destinam-se ao conhecimento geral e não devem ser um substituto para a orientação de um profissional médico ou tratamento de condições médicas específicas. As informações aqui apresentadas não têm o objetivo de diagnosticar, tratar, curar ou prevenir qualquer doença.

Prescritores e farmacêuticos que desejarem obter mais informações sobre os nossos insumos podem entrar em contato com o nosso SAC por meio do e-mail sac@activepharmaceutica.com.br ou pelo 0800 001 1313.

Será um prazer atendê-los!

Gostou do conteúdo?

https://www.activepharmaceutica.com.br/images/496095183.png

 Siga nosso Instagram e acompanhe outros assuntos: @activepharmaceutica