Active Caldic

0

Blog

Cranberry: o que tem de especial nessa fruta?

Publicado em 15 de maio de 2023

 

Cranberry é uma fruta pequena, de cor vermelha, nativa da América do Norte, que vem sendo utilizada há séculos tanto como alimento quanto como suplemento com potencial terapêutico. E uma das formas mais comuns de se consumir cranberry aqui no Brasil é justamente na forma de suplementos alimentares.

A suplementação com cranberry tem ganhado popularidade ao longo dos anos. Essa frutinha é rica em compostos bioativos como antocianidinas, proantocianidinas, catequinas, flavonoides, vitamina C, entre outros. Vários estudos têm investigado os benefícios potenciais da fruta para a saúde, e muitos deles têm mostrado resultados promissores.

 

Benefícios da suplementação com cranberry

 

Saúde do trato urinário

A suplementação com cranberry é frequentemente usada para prevenir infecções do trato urinário (ITU), especialmente em mulheres. Isso porque a fruta contém compostos chamados proantocianidinas, que impedem que as bactérias consigam aderir-se às paredes da bexiga e do trato urinário. Alguns estudos têm mostrado que a suplementação com cranberry pode reduzir o risco de ITU em até 50% em mulheres saudáveis. 1

 

Prevenção de doenças cardiovasculares

Cranberry é rica em antioxidantes, que ajudam a reduzir a inflamação e proteger as células do corpo contra danos. Alguns estudos têm mostrado que a suplementação com cranberry pode ajudar a reduzir a oxidação do colesterol LDL (chamado popularmente de ruim) e aumentar o colesterol HDL (conhecido popularmente como bom). Além disso, também promove o aumento da síntese de óxido nítrico, reduzindo a pressão arterial. Em conjunto, a melhora desses parâmetros reduz o risco de doenças cardiovasculares. 2,3

 

Melhora do perfil glicêmico

O consumo de cranberry também reduz a absorção intestinal de glicose, através da inibição das enzimas α-glucosidase e α-amilase, reduzindo a hidrólise de carboidratos. Ainda, inibe proteínas transportadoras envolvidas na captação de glicose, incluindo SGLT1 e GLUT2. Dessa forma, seu consumo auxilia na redução dos níveis glicêmicos, e consequente redução de risco de diabetes e síndrome metabólica. 3

 

Fortalecimento do sistema imunológico

Os antioxidantes encontrados na cranberry também podem ajudar a fortalecer o sistema imunológico, ajudando o corpo a combater infecções e doenças. Além disso, já foi demonstrado que em associação com probióticos (incluindo Lactobacillus acidophillus, Lactobacillus casei e Lactobacillus rhamnosus) pode estimular as defesas imunes do organismo e auxiliar na proteção contra infecção por microrganismos patogênicos. 4

 

Benefícios do consumo de cranberry. Adaptado de Shutterstck.com, 2023.

 

A dose recomendada para suplementação de cranberry pode variar de acordo com o objetivo do uso e a forma de apresentação do produto. Lembre-se sempre de seguir as orientações do médico ou nutricionista. Além disso, é importante lembrar que a suplementação com cranberry não é indicada para todos. Pessoas que tomam medicamentos anticoagulantes ou que têm histórico de cálculos renais devem evitar o consumo deste tipo de suplemento sem antes consultar um profissional de saúde.

Em resumo, a suplementação com cranberry pode trazer uma série de benefícios para a saúde, principalmente na prevenção de infecções urinárias. No entanto, é importante sempre conversar com um profissional de saúde antes de iniciar o uso de suplementos alimentares, para garantir que eles sejam seguros e adequados às suas necessidades individuais.

 

As informações fornecidas neste blog destinam-se ao conhecimento geral e não devem ser um substituto para a orientação de um profissional médico ou tratamento de condições médicas específicas. As informações aqui apresentadas não têm o objetivo de diagnosticar, tratar, curar ou prevenir qualquer doença.

Prescritores e farmacêuticos que desejarem obter mais informações sobre os nossos insumos podem entrar em contato com o nosso SAC por meio do e-mail sac@activepharmaceutica.com.br ou pelo 0800 001 1313.

Será um prazer atendê-los!

Gostou do conteúdo?

Ícone do Instagram


 Siga nosso Instagram e acompanhe outros assuntos: @activecaldic