Active Caldic

0

Blog

Benefícios da menta para a saúde cerebral

Publicado em 10 de julho de 2023.

 

A menta ou hortelã (Mentha spicata) é uma erva aromática amplamente conhecida por seu sabor refrescante e suas propriedades medicinais. Além de ser utilizada na culinária e em infusões, a menta também oferece benefícios surpreendentes para a saúde cerebral. Seu aroma característico não só desperta os sentidos, mas também pode estimular a atividade encefálica, promovendo uma série de efeitos positivos.

Um dos principais benefícios da menta para a saúde cerebral é sua capacidade de melhorar o foco e a concentração. Estudos demonstram que o aroma da menta pode ativar certas áreas do cérebro relacionadas à atenção, aumentando a vigilância e melhorando o desempenho cognitivo. Isso faz dela uma excelente opção para aqueles momentos em que precisamos de um estímulo extra para manter o foco em tarefas complexas ou para combater a sonolência durante o dia. 1,2

Além disso, a menta também pode contribuir para a saúde mental e emocional, pois tem propriedades calmantes, ajudando a aliviar o estresse, a ansiedade e a tensão. Hoje sabemos que o estresse crônico e a ansiedade podem ter um impacto negativo na função cognitiva, aumentando a produção de radicais livres, por exemplo. Devido ao seu potencial antioxidante, a menta ajuda a reduzir esses efeitos, além de promover a sensação de calma, bem-estar, melhorar o humor e a clareza mental. 3

Outro aspecto interessante da menta é sua possível capacidade de estimular a memória. Já foi demonstrado, por exemplo, que os compostos bioativos da menta (como o ácido rosmarínico) são capazes de inibir a acetilcolinesterase, enzima responsável por degradar a acetilcolina. Isso é especialmente interessante, pois se trata de um neurotransmissor envolvido nos processos de aprendizado e formação de memórias. Assim, a menta pode auxiliar também na retenção de informações e na recuperação de lembranças. Essa propriedade pode ser especialmente relevante durante os estudos, trabalho intelectual ou para pessoas que desejam manter a agilidade mental ao longo do tempo. 3

 

Benefícios da menta para cognição e saúde cerebral. Adaptado de Shutterstock.com, 2023.

 

Devido a suas propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, os benefícios da menta se estendem também à saúde em geral. Por seus efeitos de combate aos danos causados pelos radicais livres e redução da inflamação no organismo, o consumo regular de menta pode trazer inúmeros benefícios a longo prazo, contrabalanceando os efeitos do envelhecimento.

A menta não é apenas uma erva aromática saborosa, mas também pode ser uma aliada poderosa para a saúde cerebral. Seu aroma refrescante pode melhorar o foco, a concentração e a memória, além de promover o bem-estar emocional. Ao adicionar a menta em sua rotina diária, seja através de chás, óleos essenciais ou até mesmo mastigando as folhas frescas, você pode desfrutar de todos esses benefícios e manter sua mente afiada e saudável.

 


 

 

As informações fornecidas neste blog destinam-se ao conhecimento geral e não devem ser um substituto para a orientação de um profissional médico ou tratamento de condições médicas específicas. As informações aqui apresentadas não têm o objetivo de diagnosticar, tratar, curar ou prevenir qualquer doença.

Prescritores e farmacêuticos que desejarem obter mais informações sobre os nossos insumos podem entrar em contato com o nosso SAC por meio do e-mail sac@activepharmaceutica.com.br ou pelo 0800 001 1313.

Será um prazer atendê-los!

Gostou do conteúdo?

Ícone do Instagram


 Siga nosso Instagram e acompanhe outros assuntos: @activecaldic