Active Caldic

0

Blog

Andropausa: como lidar com a “menopausa masculina”

Publicado em 18 de novembro de 2022

Ouvimos falar muito das mudanças hormonais e fisiológicas que acontecem na vida das mulheres na fase da menopausa. Mas, muitos desconhecem que os homens também podem passar por uma fase semelhante, a chamada andropausa. Se você também está nesse grupo, aproveita que hoje nós explicaremos um pouco mais sobre esse assunto tão controverso.

O que é andropausa?

Andropausa é um termo que foi criado para fazer alusão à menopausa, muitas vezes sendo chamada até de “menopausa masculina”. No entanto, no caso dos homens não ocorre uma interrupção completa na produção de hormônios sexuais, por isso o termo técnico para essa condição é distúrbio androgênico do envelhecimento masculino (DAEM). Trata-se de um processo natural que acomete alguns homens e é caracterizado pela diminuição expressiva dos níveis de testosterona. 1

Diferente da menopausa, que chega para 100% das mulheres, estima-se que cerca de 20% dos homens sentirão o incômodo da andropausa – na maioria dos casos, após os 60 anos de idade. Embora seja bastante comum que com o avanço da idade haja uma redução na síntese endógena de testosterona, isso acontece de maneira gradual e bastante variável entre os indivíduos e boa parte dos homens não manifesta nenhum incômodo. 2,3

Na verdade, a faixa de concentração de testosterona circulante considerada normal é bastante ampla – de 300 a 1.000 ng/dl de testosterona total – e varia muito de um homem para o outro (ou no mesmo indivíduo, em dias ou horários diferentes). Essa janela ampla de concentração impossibilita um diagnóstico com base apenas nesse parâmetro, por isso o médico realiza uma avaliação clínica completa com base nos sinais e sintomas relatados pelo indivíduo.

Além da avaliação clínica dos sintomas e da dosagem de testosterona (total e livre), também pode ser solicitada a investigação laboratorial dos níveis de hormônio folículo estimulante (FSH), hormônio luteinizante (LH), antígeno prostático específico (PSA) e prolactina. 3


Sinais e sintomas possíveis da andropausa. Adaptado de shutterstock.com, 2022.

 

Tratamento

Após fechar o diagnóstico, o médico avalia qual será o tratamento mais adequado para cada caso. Ajustes na rotina do indivíduo já podem contribuir bastante para alívio do quadro de andropausa. Como sempre, uma alimentação saudável, exercício físico frequente e sono adequado são o tripé da boa saúde, e também podem contribuir muito para amenizar os incômodos dessa fase da vida masculina.

Dependendo da magnitude de redução hormonal, também pode ser necessária a terapia de reposição hormonal. No entanto, a reposição de testosterona envolve alguns riscos, devendo ser sempre acompanhada pelo médico de maneira bastante próxima. 1,4


Algumas dicas para amenizar os possíveis sintomas da andropausa. Adaptado de shutterstock.com, 2022.
 

A andropausa pode ser uma fase bastante desafiadora para o homem. No entanto, de maneira geral, o seu manejo costuma ser mais fácil quando comparado à menopausa. O segredo é o acompanhamento profissional adequado combinado com alguns ajustes no estilo de vida. E você, já passou ou conhece alguém que está passando pela andropausa?


As informações fornecidas neste blog destinam-se ao conhecimento geral e não devem ser um substituto para a orientação de um profissional médico ou tratamento de condições médicas específicas. As informações aqui apresentadas não têm o objetivo de diagnosticar, tratar, curar ou prevenir qualquer doença.

Prescritores e farmacêuticos que desejarem obter mais informações sobre os nossos insumos podem entrar em contato com o nosso SAC por meio do e-mail sac@activepharmaceutica.com.br ou pelo 0800 001 1313.

Será um prazer atendê-los!

Gostou do conteúdo?

https://www.activepharmaceutica.com.br/images/496095183.png


 Siga nosso Instagram e acompanhe outros assuntos: @activecaldic