Active Caldic

0

Blog

Você sabe como reconhecer um insumo farmacêutico de qualidade?

Publicado em 27 de junho de 2022

Algumas farmácias de manipulação são reconhecidas pela qualidade de seus produtos. Mas por que algumas conseguem conquistar um público fiel, enquanto outras não conseguem atingir tanto sucesso?

Bem, a resposta pode estar na qualidade da matéria-prima. Nesse sentido, para auxiliar os gestores a escolherem de maneira mais assertiva, alguns órgãos nacionais e internacionais analisam os insumos e, caso eles atinjam os padrões determinados, certificam-nos conferindo uma garantia de que aquele produto tem a qualidade alegada.

Então hoje vamos contar um pouco mais sobre os selos que você encontra em diversos insumos da Active. Confira.

1. Allergen free: Esta é uma certificação que atesta que o produto é livre de uma série de alérgenos, ou seja, dificilmente vai desencadear uma reação alérgica no indivíduo.

2. Gluten free: Este é o atestado de que não existem traços de glúten no produto, sendo adequado inclusive para o consumo de pessoas com doença celíaca ou alergia ao glúten.

3. Origem natural: Como o próprio nome sugere, esse selo garante que o insumo é extraído de fontes naturais, sejam elas vegetais, minerais ou mesmo animais.

4. Doping free: Atesta que o produto é isento de substâncias monitoradas pelas agências regulatórias anti-doping. Muito importante para atletas profissionais.

5. Non-GMO: Selo que confere a ausência ou não utilização de organismos geneticamente modificados no processo de fabricação do insumo.

6. Lactose free: Livre de lactose, sendo um produto apropriado para o consumo de pessoas intolerantes ou alérgicas a lactose.

7. Vegan: Produto vegano, sem ingredientes derivados de origem animal e que não realiza testes em animais em nenhuma etapa do processo de produção.

8. Kosher: Selo que atesta que o produto foi produzido de maneira a obedecer ao conjunto de regras estabelecidas pela doutrina judaica ortodoxa.

9. Halal: Da mesma forma que o selo Kosher, esse selo certifica que o produto foi produzido de acordo com as regras religiosas, mas nesse caso trata-se da religião muçulmana, orientada pelo Alcorão.

10. HACCP: Sigla que vem do inglês harzard analysis critical control point. Diferente das anteriores, essa é uma certificação da empresa e não do produto propriamente dito. Refere-se à análise de riscos e medidas específicas para o controle durante os processos de fabricação e avalia riscos químicos, físicos e biológicos para proteger a saúde do consumidor.

11. ISO 9001:2015: ISO é a Organização Internacional de Padronizações. Especificamente, esta é uma certificação do sistema de gestão de qualidade, versão 2015, que atesta que a empresa busca atender às necessidades e exceder as expectativas dos clientes.

12. ISO 22000:2018: Certificação do sistema de gestão de qualidade que atesta a segurança de alimentos conferida por um conjunto de requisitos reconhecidos em todo o mundo, versão 2018.

13. NSF: Também é uma certificação internacional que garante que uma empresa independente analisou o processo de fabricação e está de acordo com as normas de segurança, qualidade, sustentabilidade ou desempenho.

14. GMP: Sigla do inglês good manufacturing practices, certifica que a empresa cumpre normas de boas práticas relacionadas às instalações de produção, bem como para atividades de armazenamento, transporte, comércio e monitoramento.

15. FSSC: Sigla do inglês food safety system certificate, é uma certificação que atesta o cumprimento de normas técnicas para produção de alimentos e embalagens, conferindo segurança aos consumidores.

Quantas possibilidades, não é mesmo? E todas elas são pensadas para conferir uma maior confiabilidade aos produtos, permitindo, por exemplo, que você saiba se aquele produto é adequado às suas restrições.

Nem precisamos falar da importância de ter esse tipo de confiança em casos de alergias graves ou de algumas doenças (como a celíaca) – essa segurança pode ser de vital importância nesses casos. Mas mesmo que você não tenha nenhuma intolerância ou alergia alimentar, quem não quer consumir produtos com certificação de qualidade internacionalmente reconhecida? Bem, agora que você já entende um pouco melhor os selos e certificações, pode escolher com mais segurança seus produtos!

 

 

Confira os selos e certificações específicas de cada produto na respectiva lâmina técnica em nosso site.

As informações fornecidas neste blog destinam-se ao conhecimento geral e não devem ser um substituto para a orientação de um profissional médico ou tratamento de condições médicas específicas. As informações aqui apresentadas não têm o objetivo de diagnosticar, tratar, curar ou prevenir qualquer doença.

Prescritores e farmacêuticos que desejarem obter mais informações sobre os nossos insumos podem entrar em contato com o nosso SAC por meio do e-mail sac@activepharmaceutica.com.br ou pelo 0800 001 1313.

Será um prazer atendê-los!

Gostou do conteúdo?

 Siga nosso Instagram e acompanhe outros assuntos: @activepharmaceutica