Active Caldic

0

Blog

Uma vilã muito pior que os canudos: conheça o principal poluente dos oceanos

Publicado em 01 de julho de 2022

Seguir um estilo de vida saudável é essencial para manter a saúde. E isso vai muito além de se alimentar adequadamente ou se exercitar com frequência. Esses hábitos devem estar associados a um sono adequado, a boas relações sociais, ao manejo do estresse, entre outros, compondo um conjunto de atitudes que devem ser praticadas diariamente – ou muito frequentemente – para que esse estilo de vida seja realmente efetivo em promover a saúde do indivíduo. Mas manter os bons hábitos também pode não ser o suficiente, é importante não cultivar hábitos danosos, como o tabagismo. Este hábito traz prejuízos não só para a saúde humana como também para o meio ambiente.

Você com certeza já deve ter ouvido falar no problema que os canudos plásticos representam para o meio ambiente, especialmente para a vida marinha. Mas e se te contarmos que o maior poluente de praias e oceanos é outro?

A grande vilã a que nos referimos é a bituca de cigarro, também chamada de guimba ou bagana. Estima-se que cerca de 4,5 trilhões de bitucas são lançadas no meio ambiente todos os anos! Isso representa dois terços de todos os cigarros fumados.

Mas do que são feitas as bitucas de cigarro?

Ao contrário do que muitos pensam, elas não são feitas de papel ou algodão. O filtro é composto principalmente por acetato de celulose, um material plástico! Ou seja, as bitucas compõe uma parcela muito relevante desse problema que já comentamos aqui anteriormente (se quiser reler, clique aqui).

Além disso, as bitucas contêm resíduos dos mais de 4.700 compostos tóxicos que estão presentes no cigarro, como a nicotina e os metais pesados.  Ao descartá-las inadequadamente, todos esses compostos tóxicos vão contaminar o meio ambiente!

Composição das bitucas de cigarro. Adaptado de www.shutterstock.com.br, 2022.

 

Bem, se você tem o hábito de fumar, já deve ter ouvido falar de todos os prejuízos que traz a sua saúde. A OMS estima que metade dos fumantes irá a óbito em decorrência dos malefícios causados pelo tabagismo. São mais de 6 milhões de mortes anuais, das quais 890 mil são de fumantes passivos – aqueles que não fumam, mas aspiram a fumaça por estarem próximos a alguém que fuma. Então a principal medida, de maior impacto, é certamente cessar o tabagismo. Isso fará bem pra você, para as pessoas próximas e para o planeta! 1

Se você já decidiu que gostaria de parar de fumar, mas está com dificuldade, saiba que você não está sozinho! O tabagismo é um hábito de aproximadamente 12,8% dos brasileiros, dos quais 89% declaram que gostariam de parar de fumar. O Programa Nacional de Cessação do Tabagismo (PNCT) conta com várias abordagens de auxílio nessa difícil tarefa, se quiser conhecê-lo, clique aqui. O uso de alguns medicamentos, como a bupropiona, pode ser necessário para manejar melhor as crises de abstinência, que comumente ocorrem no decorrer desta mudança de hábito. Vale relembrar, entretanto, que é necessário realizar este tratamento apenas mediante indicação e acompanhamento de um profissional da saúde devidamente habilitado. 2

Alguns dos riscos do descarte inadequado de bitucas de cigarro. Adaptado de www.shutterstock.com, 2022.

Como amenizar a situação?

Hoje em dia, já é possível encontrar algumas opções de piteiras reutilizáveis e até biodegradáveis. Mas elas servem para aqueles dispostos a preparar manualmente seus cigarros – ao invés de comprá-los prontos. Além disso, já foram lançadas no mercado algumas opções em que são incorporadas sementes ao material – e que quando descartadas na natureza, têm grandes chances de germinar e dar origem a novas árvores. Entretanto, embora sejam formas de transformar uma atitude altamente destrutiva em algo potencialmente benéfico no final, essas opções ainda são pouco difundidas no Brasil. 3,4

Outro ponto que pode ser bastante importante nesse contexto é o incentivo às pesquisas que buscam maneiras de reduzir os impactos ambientais. Uma abordagem bastante interessante é a da reutilização das bitucas de cigarro para novos propósitos. Esse é o caso de um grupo de cientistas sul-coreanos e chineses que propõem o processamento dos filtros descartados para reutilização em baterias. Após um aquecimento em altíssimas temperaturas, o que resta do filtro é um material de carbono poroso com propriedades eletroquímicas bastante vantajosas para o armazenamento de energia. Além de ser uma proposta amigável ao meio ambiente, ainda contribui para o conceito de economia circular – em que o desenvolvimento econômico é associado a um melhor uso de recursos naturais. Se quiser acessar um desses estudos na versão original (em inglês), clique aqui. 5

O tabagismo afeta negativamente a qualidade e expectativa de vida de quem fuma, mas também compromete a saúde dos demais. Desde os prejuízos aos fumantes passivos até os que são causados ao meio ambiente. Mesmo havendo algumas alternativas que amenizam os impactos ambientais, nenhuma atitude é tão efetiva quanto à cessação do tabagismo. Se você está no grande grupo de pessoas que deseja largar esse vício, fica aqui o nosso incentivo: busque auxílio e contribua para a sua saúde e de muitos outros – assim como para a preservação do meio ambiente.

 

As informações fornecidas neste blog destinam-se ao conhecimento geral e não devem ser um substituto para a orientação de um profissional médico ou tratamento de condições médicas específicas. As informações aqui apresentadas não têm o objetivo de diagnosticar, tratar, curar ou prevenir qualquer doença.

Prescritores e farmacêuticos que desejarem obter mais informações sobre os nossos insumos podem entrar em contato com o nosso SAC por meio do e-mail sac@activepharmaceutica.com.br ou pelo 0800 001 1313.

Será um prazer atendê-los!

Gostou do conteúdo?

 Siga nosso Instagram e acompanhe outros assuntos: @activepharmaceutica