Active Caldic

0

Blog

Saiba mais sobre o novo coronavírus

Publicado em 14 de abril de 2020.

O que é?

O Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus (nCoV-2019 ou COVID-19) foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China. Os primeiros coronavírus humanos foram identificados em meados da década de 1960. A maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida, tendo sintomas leves parecidos com resfriados. No entanto, alguns coronavírus podem causar doenças graves com impacto importante em termos de saúde pública, como a Síndrome Respiratória Aguda Grave (SARS), identificada em 2002, e a Síndrome Respiratória do Oriente Médio (MERS), identificada em 2012.

 

Quais são as formas de transmissão?

O novo coronavírus COVID-19 é capaz de infectar humanos e pode ser transmitido de pessoa a pessoa por gotículas respiratórias, por meio de tosse ou espirro, pelo toque ou aperto de mão ou pelo contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido então de contato com a boca, nariz ou olhos. 

 

Quais são os sintomas mais comuns?

Os sintomas costumam ser febre alta, tosse e falta de ar. Dores musculares e de cabeça, bem como confusão mental, irritação na garganta e desconforto no peito também podem ser observados. Vale destacar que o vírus pode ficar incubado por duas semanas, período em que os primeiros sintomas levam para aparecer desde a infecção.

 

Quais as formas de se proteger?

▪️ Lave as mãos frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos e utilize álcool em gel;

▪️ Evite tocar os olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas;

▪️ Mantenha distância e evite contato próximo com pessoas doentes;

▪️ Evite lugares com aglomerações e/ou fechados;

▪️ Não compartilhe objetos de uso pessoal (copos e talheres);

▪️ Quando tossir ou espirrar, cubra a boca e o nariz com um lenço de papel descartável. Na falta de um lenço, use o antebraço, nunca as mãos!

▪️ Limpe e desinfete objetos e superfícies tocados com frequência (maçanetas, corrimões, mouses, dispositivos eletrônicos);

▪️ Use máscara descartável apenas se tiver sintomas respiratórios ou esteja cuidando que alguém que apresente estes sintomas.

 


Importante: até o momento, não há nenhum medicamento, substância, vitamina, alimento específico ou vacina que possa prevenir a infecção pelo coronavírus (COVID-19).

Cuidado com as #fakenews. A informação é a melhor maneira de se proteger.

 

O Ministério da Saúde brasileiro tem divulgado informações sobre casos suspeitos que estão sendo investigados no país. No link abaixo, encontram-se informações contendo Boletins Epidemiológicos, listagem dos hospitais referenciados, Plano de Contingência por Estado e publicações para profissionais de saúde com os protocolos de manejo clínico, procedimento operacional padronizado e fluxo de atendimento para o COVID-19. (https://coronavirus.saude.gov.br/)

 

Adaptado por Active Pharmaceutica de:

http://www.saude.sc.gov.br/coronavirus/doenca.html

https://www.cdc.gov/coronavirus/2019-ncov/prepare/prevention.html

 

Siga-nos nas redes sociais e mantenha-se atualizado sobre nossos produtos!

Instagram: @activephamaceutica

Facebook: /activepharmaceutica

 

Prescritores e farmacêuticos que desejarem obter mais informações sobre os nossos insumos podem entrar em contato com o nosso SAC através do email sac@activepharmaceutica.com.br ou pelo 0800 001 1313.

 

Será um prazer atendê-los!