Active Caldic

0

Blog

Poluição de inverno: por que ela piora e como afeta a nossa pele?

Publicado em 21 de junho de 2022

Com a chegada do inverno, a preocupação com a poluição aumenta. Mas você sabe por que os problemas decorrentes da exposição à poluição parecem piorar no inverno?

Inversão térmica e a poluição

O inverno traz consigo um ar mais seco e, em muitos lugares, acontece um fenômeno chamado de inversão térmica – que reduz drasticamente a dispersão de poluentes, favorecendo o seu acúmulo na atmosfera. Ele pode ser observado em grandes cidades, como São Paulo, em que o céu parece ter uma tonalidade mais alaranjada à noite.

A inversão térmica é mais comum no inverno porque nessa época os raios solares estão mais fracos e a superfície terrestre aquece menos o ar. Dessa forma, o ar frio fica estático, recoberto por uma camada de ar quente que forma uma espécie de domo invisível que mantém a poluição concentrada no ar que respiramos.

O fenômeno da inversão térmica prejudica a dispersão de poluentes no inverno. Adaptado de www.shutterstock.com, 2022.

Como comentamos na semana passada, a exposição à poluição do ar traz diversos prejuízos à saúde. Se quiser saber mais, clique aqui. Dentre eles, hoje vamos falar um pouco mais sobre os efeitos cutâneos. Mas será que a poluição faz mesmo mal à nossa pele?

Poluição e a pele

A poluição do ar, como aquela proveniente do tráfego de automóveis, estimula o desenvolvimento de manchas escuras (também chamadas de lentigo) e gera alterações no estado da pele, diminuindo a concentração de esqualeno – que é o principal componente lipídico produzido pelas glândulas sebáceas, e tem como função lubrificar, hidratar e manter a pele protegida de bactérias e outros riscos, como a própria poluição. Além disso, a poluição reduz os níveis de vitamina E e ATP no estrato córneo. Também já foi comprovado que alguns materiais particulados suspensos no ar (como aquele proveniente de combustão) podem favorecer inflamações cutâneas, como a dermatite atópica, eczema, psoríase e acne, além do grave câncer de pele. 1–4

A exposição à poluição em ambiente doméstico também pode ser um problema para quem quer manter a aparência jovem. Dois estudos que acompanharam a saúde cutânea de mulheres chinesas demonstraram que a utilização de combustíveis sólidos (como o carvão) aumenta a incidência de rugas, em até 8% no rosto e 74% nas mãos. Além disso, foi demonstrado que a exposição doméstica ao material particulado suspenso no ar (PM 2,5µm) está diretamente relacionada a manifestações de envelhecimento cutâneo, incluindo a quantidade de manchas escuras e rugas. 5

A exposição aos poluentes ambientais está relacionada ao envelhecimento cutâneo. Adaptado de www.shutterstock.com, 2022.

Como proteger a sua pele?

Algumas medidas diárias podem contribuir muito para manter a saúde da sua pele, tal como adotar uma rotina de skincare, por exemplo. Se quiser ler mais sobre esse assunto, clique aqui.

Outra forma possível é a de consumir quantidades suficientes de antioxidantes (se quiser relembrar alguns antioxidantes que já comentamos, clique aqui). Esse tipo de estratégia vem ganhando cada vez mais destaque em torno de um novo conceito de beauty in out, que em inglês quer dizer algo como a beleza de dentro para fora. Além dos antioxidantes, alguns suplementos também podem contribuir para o fortalecimento da composição estrutural da pele. É o caso da suplementação com colágeno e ácido hialurônico.

Uma pele bonita muitas vezes significa também uma pele mais saudável, e é muito importante cuidar dessa que é uma das nossas principais barreiras de proteção, não é mesmo? Agora que você já conhece os riscos da poluição e sabe que ela pode ser ainda mais perigosa no inverno, que tal estabelecer seu plano de contenção de danos?

 

As informações fornecidas neste blog destinam-se ao conhecimento geral e não devem ser um substituto para a orientação de um profissional médico ou tratamento de condições médicas específicas. As informações aqui apresentadas não têm o objetivo de diagnosticar, tratar, curar ou prevenir qualquer doença.

Prescritores e farmacêuticos que desejarem obter mais informações sobre os nossos insumos podem entrar em contato com o nosso SAC por meio do e-mail sac@activepharmaceutica.com.br ou pelo 0800 001 1313.

Será um prazer atendê-los!

Gostou do conteúdo?

https://www.activepharmaceutica.com.br/images/496095183.png

 Siga nosso Instagram e acompanhe outros assuntos: @activepharmaceutica