Central de Atendimento: 0800 001 1313 (48) 2132-2699

Blog

COMO SE PREVENIR DA OSTEOPOROSE E QUAIS SEUS FATORES DE RISCO?

Publicado em 22 de abril de 2020.

 

Essencial para garantir a sustentação e movimentação do corpo, proteger órgãos vitais, produzir células sanguíneas e armazenar minerais, o sistema esquelético de um adulto é composto por 206 ossos, que apresentam diferentes tamanhos, formas e distribuição.

Por exemplo, mais de metade dos ossos estão localizados apenas nas mãos e nos pés (27 em cada mão e 26 em cada pé) e, enquanto o menor osso do corpo humano mede apenas de 4 a 7 milímetros (o  estribo, um osso do ouvido interno), o  maior mede cerca de 50 centímetros (fêmur).

Também, o número de ossos que compõem o sistema esquelético não permanece estável ao longo de toda a vida. Bebês recém-nascidos têm aproximadamente 300 ossos, que se fundem para formar ossos maiores durante os primeiros anos de crescimento.

Além disso, à medida que envelhecemos, ocorre uma perda natural e gradativa da densidade óssea (mais acentuada nas mulheres). Quando essa perda alcança um nível tão importante a ponto de desorganizar a estrutura dos ossos, aumentando a sua fragilidade e o risco de fraturas, temos então a osteoporose – quando os ossos estão “porosos”.

Diversos fatores aumentam o risco de desenvolvimento de osteoporose, incluindo tabagismo, alcoolismo, sedentarismo, histórico familiar, baixo peso, origem asiática, menopausa precoce, menarca tardia e menstruação irregular.

Algumas formas de osteoporose, chamadas de secundárias, estão diretamente relacionadas com outras doenças crônicas ou com o uso prolongado de determinados medicamentos.

Segundo estatísticas da Organização Mundial da Saúde, diversos casos de fratura estão associadas à osteoporose e causam um grande fardo econômico e social para a população. As fraturas de quadril são as mais graves, pois quase sempre resultam em hospitalização, ou até mesmo incapacidade permanente.

Assim, é de extrema importância traçar estratégias visando prevenir, diagnosticar de maneira precoce e tratar essa condição.

 

Adaptado por Active Pharmaceutica de:

https://www.healthline.com/health/fun-facts-about-the-skeletal-system#1

https://www.thelancet.com/journals/lancet/article/PIIS0140-6736(18)32112-3/fulltext

 

Nosso conteúdo tem caráter meramente informativo e não substitui a orientação de profissional de saúde habilitado. As informações aqui apresentadas não têm o objetivo de diagnosticar, tratar, curar ou prevenir qualquer doença.

 

Siga-nos nas redes sociais e mantenha-se atualizado sobre nossos produtos!

Instagram: @activephamaceutica
Facebook: /activepharmaceutica

 

Prescritores e farmacêuticos que desejarem obter mais informações sobre os nossos insumos podem entrar em contato com o nosso SAC através do email sac@activepharmaceutica.com.br ou pelo 0800 001 1313.

 

Será um prazer atendê-los!

Confira mais