Active Caldic

0

Blog

Autocuidado sustentável: é possível?

Publicado em 03 de junho de 2022

Autocuidado e sustentabilidade são dois termos que estão em alta nos últimos anos. Mas é possível cuidar de si e do meio ambiente ao mesmo tempo? Hoje tentaremos te convencer que não só é possível como é necessário!

As indústrias farmacêuticas e cosméticas nem sempre se preocuparam com a poluição gerada ou com o bem-estar animal em seus testes, mas esse cenário vem mudando muito e hoje em dia diversas marcas priorizam tais questões. E no mercado magistral essa também é uma tendência importante. É tempo de repensar a forma que nos cuidamos e como o nosso consumo impacta o mundo em que vivemos.

Uma pesquisa demonstrou que 84% dos brasileiros buscam manter uma rotina de autocuidado, mas dois terços revelaram que não tem sucesso. É importante destacar que manter uma rotina de autocuidado não é apenas um hábito agradável, também pode prevenir inúmeras doenças!  1

Autorresponsabilidade e escolhas conscientes

Pensando no autocuidado, também é possível pensar no meio ambiente! Isso pode ser feito através da escolha de produtos sustentáveis, também chamados de ecoprodutos, que são aqueles que estão atentos a todos os processos desde a elaboração até o uso e descarte. Assim, há uma atenção especial à composição dos produtos, evitando, por exemplo, o uso de conservantes químicos agressivos para a saúde ou poluentes.

Nesse sentido, a produção de matérias vegetais, por exemplo, deve respeitar o ciclo natural da matéria-prima e utilizar tecnologias limpas e regenerativas para o meio ambiente. E essa já é uma realidade para vários produtores.

Vantagens dos produtos sustentáveis. Adaptado de www.shutterstock.com, 2022.

Atualmente, a escolha de produtos sustentáveis segue uma tendência de aumento. Quem não quer priorizar o uso de produtos menos agressivos para a saúde e para o meio ambiente, não é mesmo? Porém, muitas vezes esses produtos são mais caros, visto que os processos envolvidos na sua obtenção envolvem tecnologias mais avançadas e cuidados criteriosos em todas as etapas. Essa questão ainda limita um pouco a expansão deste mercado mas, conforme a demanda por tais produtos aumenta, a tendência é que o preço também se torne mais acessível.

O problema do plástico

O plástico tem sido muito comentado como um dos grandes vilões para o meio ambiente.  Parte disso se deve à grande proporção que ele representa de todo o lixo que vai parar nos oceanos (cerca de 80%). Outro fator que contribui para esse papel é o tempo que os materiais plásticos demoram para se decompor, estimado em mais de 400 anos. Você sabia que os primeiros plásticos, produzidos no início do século XX, ainda estão por aí? 2,3

Mais recentemente isso se tornou ainda mais preocupante, quando uma pesquisa revelou a presença de microplásticos na corrente sanguínea humana. Os efeitos disso em longo prazo ainda estão sendo estudados, mas já sabemos que alguns compostos como os ftalatos –  presentes em vários tipos de plásticos – podem trazer riscos ao organismo humano. Ainda,  quando aquecidos, os plásticos que contém ftalatos podem ser  ainda mais prejudiciais à saúde. Esse é o perigo de esquentar alimentos em recipientes plásticos que podem liberar dioxina, um composto tóxico com potencial carcinogênico. Se quiser ler mais sobre isso, clique aqui.

Uma das soluções para o problema do plástico é procurar reduzir o consumo. Mas o principal, em curto prazo, talvez seja dar a destinação correta a esse tipo material, separando-o e encaminhando à reciclagem. E por que não considerar essas medidas também como um autocuidado? O plástico que você não deposita no ambiente, não vai afetar a sua saúde mais tarde!

Os microplásticos que vão parar no oceano têm origens diversas. Adaptado de www.shutterstock.com, 2022.

 

A sustentabilidade também faz bem para a saúde

Um estudo recente demonstrou que a migração para meios energéticos mais sustentáveis poderia evitar mais de 50 mil mortes prematuras (associadas à emissão de poluentes ambientais), além de representar uma economia de cerca de 600 bilhões de dólares por ano só nos Estados Unidos. 5

Escolher produtos sustentáveis pode evitar desde alergias cutâneas e doenças respiratórias, até diversos tipos de cânceres! 6–8

Então, ficam aqui o nosso apoio e incentivo a esse movimento do bem: cuide de si mesmo e do meio ambiente! Repense suas escolhas de consumo e, sempre que possível, opte por produtos orgânicos produzidos de acordo com os princípios da química verde.

 

As informações fornecidas neste blog destinam-se ao conhecimento geral e não devem ser um substituto para a orientação de um profissional médico ou tratamento de condições médicas específicas. As informações aqui apresentadas não têm o objetivo de diagnosticar, tratar, curar ou prevenir qualquer doença.

Prescritores e farmacêuticos que desejarem obter mais informações sobre os nossos insumos podem entrar em contato com o nosso SAC por meio do e-mail sac@activepharmaceutica.com.br ou pelo 0800 001 1313.

Será um prazer atendê-los!

Gostou do conteúdo?

https://www.activepharmaceutica.com.br/images/496095183.png

 Siga nosso Instagram e acompanhe outros assuntos: @activepharmaceutica