Active Caldic

0

Blog

Atividade física, exercício e esporte: Você sabe a diferença?

Publicado em 08 de abril de 2022.

Todo mundo sabe que um estilo de vida saudável envolve o hábito de praticar atividades físicas regularmente, não é mesmo? Ou seriam exercícios físicos? E você sabe diferenciar exercício físico de esporte? Se você fica confuso com todos esses termos, hoje vamos te ajudar a entender melhor cada um deles.

Atividade ou exercício físico?

O conceito de atividade física é bastante amplo, engloba tudo o que demanda movimento. Fazer aquela faxina em casa, passear com seu cachorro ou mesmo subir um lance de escadas no trabalho são exemplos de atividades físicas. Nesse caso, os movimentos não precisam ser programados, nem ter uma duração exata, ou acompanhamento profissional. No entanto, algumas atividades físicas são bastante importantes no dia a dia para compor o nosso gasto energético, e não devem ser menosprezadas.

Aqui vale uma máxima defendida pela Organização Mundial da Saúde (OMS): fazer alguma atividade física é melhor que nenhuma. E todos podem e devem ter este hábito em sua rotina. Praticar atividades físicas regulamente ajuda a prevenir e controlar diversas doenças, como as cardiovasculares, a diabetes e vários tipos de câncer.  1

Recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS) quanto à prática de atividades físicas. Adaptado de www.shutterstock.com, 2022.

 

exercício físico é o termo que define uma atividade estruturada e programada, com movimentos planejados e objetivos específicos. O ideal nesse contexto é um exercício planejado e/ou acompanhado por um profissional que vai definir a intensidade, frequência, carga, entre outras características ajustadas ao seu organismo e ao seu objetivo.

Assim, podemos dizer que todo exercício físico é uma atividade física, mas nem toda a atividade física é um exercício físico!

Exemplos de atividades físicas e de exercícios físicos. Adaptado de www.shutterstock.com, 2022.

 

E o esporte?

Esportes também são considerados atividades físicas de maneira geral, mas com algumas particularidades. Cada esporte está sujeito a um conjunto de regras que é regulamentado por órgãos oficiais como as federações ou confederações. Além disso, os esportes envolvem um componente especial: a competição entre os praticantes.

Adicionalmente, o esporte tem um papel social bem interessante, sendo considerado um fenômeno sociocultural envolve a prática de atividades físicas em caráter profissional ou recreativo. Ainda, o esporte pode contribuir na formação e desenvolvimento do indivíduo, e muitas vezes auxilia na inclusão desse indivíduo na sociedade.

Alguns dos benefícios da prática esportiva. Adaptado de www.shutterstock.com, 2022.

 

A inatividade física é um problema de saúde pública

Dados de 2019 demonstraram que no Brasil 44,8% das pessoas não prática o mínimo de atividades físicas recomendado. Estima-se que cerca de 15% das internações no Sistema Único de Saúde (SUS) poderiam ser evitadas caso os indivíduos praticassem mais atividades físicas! 2

Agora que você já sabe as diferenças entre atividade, exercício físico e esporte, pode escolher qual você gosta mais, e qual se encaixa melhor no seu cotidiano, ou combinar várias delas. O importante é manter o corpo e a mente sempre em movimento!

   

As informações fornecidas neste blog destinam-se ao conhecimento geral e não devem ser um substituto para a orientação de um profissional médico ou tratamento de condições médicas específicas. As informações aqui apresentadas não têm o objetivo de diagnosticar, tratar, curar ou prevenir qualquer doença.

Prescritores e farmacêuticos que desejarem obter mais informações sobre os nossos insumos podem entrar em contato com o nosso SAC por meio do e-mail sac@activepharmaceutica.com.br ou pelo 0800 001 1313.

Será um prazer atendê-los!

Gostou do conteúdo?

https://www.activepharmaceutica.com.br/images/496095183.png

 Siga nosso Instagram e acompanhe outros assuntos: @activepharmaceutica