Active Caldic

0

Blog

A importância da alimentação pré e pós-treino para melhorar desempenho esportivo

Publicado em 22 de abril de 2020.

A prática regular de atividades físicas é essencial para melhoria da qualidade de vida.

 

A prática regular de atividades físicas é essencial para melhoria da qualidade de vida. A combinação de dieta balanceada e rotina de exercícios físicos resultam em um organismo saudável e auxiliam na prevenção de diversas doenças.

 

Você sabe quais os alimentos ideais para ingerir antes e após os treinos?

 

Os cuidados com a alimentação são fundamentais. Porém, manter-se hidratado é essencial  antes, durante e após o treino. O corpo perde água continuamente durante o exercício devido à sudorese, assim a água deve ser ingerida ao longo da prática de atividade física para evitar a desidratação.

 

A realização de uma refeição pré-treino é indicada para fornecer energia necessária para a realização do exercício físico. A composição dessa refeição depende de fatores como horário de início dos exercícios, duração, intensidade e modalidade praticada, assim como de questões individuais relacionadas à facilidade de digestão de determinados alimentos e preferências alimentares.

 

Dessa forma, a refeição que antecede o treino, tanto aeróbico (corrida, natação) quanto de força (musculação), deve ser suficiente na quantidade de líquidos para manter a hidratação, pobre em gorduras e fibras para facilitar o esvaziamento gástrico, rica em carboidratos para manter a glicemia e maximizar os estoques de glicogênio – o combustível celular - e moderada na quantidade de proteína.

 

As alternativas de refeições pré-treinos são frutas, sucos de frutas, frutas secas, batata doce, pães, macarrão e barras de cereais. A ingestão deve ser realizada entre 1 e 2 horas antes do treino.

 

A refeição pós-treino também é muito importante, pois tem como objetivo restabelecer as reservas hepáticas e musculares de glicose e otimizar a recuperação muscular. O consumo de alimentos fonte de proteínas pós-treino é interessante para recuperação muscular, pois fornecem aminoácidos e promovem um maior perfil anabólico.

 

São opções de alimentos pós-treino incluem carnes magras, ovos, frango, peixes, queijos e iogurtes. A ingestão deve ocorrer no período de uma a três horas após o fim do treino.

As alternativas de refeições pré-treinos são frutas, sucos de frutas, frutas secas, batata doce, pães, macarrão e barras de cereais. São opções de alimentos pós-treino incluem carnes magras, ovos, frango, peixes, queijos e iogurtes.

Em alguns casos a suplementação pode ser uma estratégia necessária e importante, no entanto, deve ser feita sempre com orientação de um profissional da área da saúde.

 

Adaptado por Active Pharmaceutica de:

  • Almeida CM, Balmant BD. Avaliação do hábito alimentar pré e pós-treino e uso de suplementos em praticantes de musculação de uma academia no interior do Estado de São Paulo. Rev. Bras.de Nutrição Esportiva, 2017 Vol.11(62), p. 104-117.
  • Oliveira CE, Sandoval T, da Silva JC, Stullbach TE, Frade RE. Avaliação do consumo alimentar antes da prática de atividade física de freqüentadores de uma academia no município de São Paulo em diferentes modalidades. Rev. Bras. de Nutrição Esportiva, 2013 Vol.7(37), p.57-67
  • Lima CC, Nascimento SP, Macedo EMC. Avaliação do consumo alimentar no pré-treino em praticantes de musculação. Rev. Bras de Nutrição Esportiva, 2013 Vol.7(37), p.13-18

 

As informações fornecidas neste blog destinam-se ao conhecimento geral e não devem ser um substituto para a orientação de um profissional médico ou tratamento de condições médicas específicas. As informações aqui apresentadas não têm o objetivo de diagnosticar, tratar, curar ou prevenir qualquer doença. Nunca desconsidere o conselho médico ou demore na procura em função de algo que tenha lido em nosso blog e mídias sociais da Active Pharmaceutica.

 

Siga-nos nas redes sociais e mantenha-se atualizado sobre nossos produtos!

Instagram: @activephamaceutica
Facebook: /activepharmaceutica

 

Prescritores e farmacêuticos que desejarem obter mais informações sobre os nossos insumos podem entrar em contato com o nosso SAC através do email sac@activepharmaceutica.com.br ou pelo 0800 001 1313.

Será um prazer atendê-los!