Active Pharmaceutica

0

Blog

3º ato: Enjoy it

Publicado em 29 de julho de 2022

Seguindo a celebração de nossos 15 anos, chegamos à parte final de nossa ópera da vida! Quando a sinfonia já passou por vários atos, e podemos contemplar praticamente o todo do espetáculo. Nesse momento podemos rever todas as fases em nossa memória, apreciar os melhores momentos e refletir sobre os aprendizados dos momentos menos agradáveis. No entanto, ao chegar nesse momento não há mais como adiar as consequências de nossos atos – ou hábitos.

Chegar à terceira idade pode ser prazeroso quando o corpo e a mente foram bem cuidados. Entretanto, também pode trazer inconvenientes aos que não dedicaram tanta atenção a si mesmos. Uma terceira idade ativa – com conforto e autonomia – é o que todos queremos. É o ponto mais alto da sinfonia do bem viver, mas depende quase que inteiramente de como conduzimos nossas batutas.

Quem cuida bem de sua saúde física e mental ao longo da vida, chega com mais disposição e autonomia para desfrutar da terceira idade. Adaptado de www.shutterstock.com, 2022.

 

Em busca da fonte da juventude

A busca por um meio de manter-se eternamente jovem é algo que alimenta histórias quase tão antigas quanto à própria humanidade. A ciência, por sua vez, busca há décadas entender melhor o processo de envelhecimento biológico, bem como meios para retardá-lo, ou mesmo interrompê-lo.

A nível celular já temos algumas boas pistas, como a identificação do padrão exibido pelas células que entram em senescência, chamado de SASP (do inglês, senescence associated secretory phenotype), que desencadeia uma inflamação local que contribui para diversas doenças associadas ao envelhecimento. Na tentativa de reverter esse quadro, a ciência desenvolveu uma nova classe de fármacos: os senolíticos. Apesar de ser uma área bastante nova, já existem alguns resultados promissores no estudo de alguns compostos, tal como a quercetina, o desatinibe e o fisetin. 1,2

Além desses, também estão sendo estudados compostos que estimulam processos característicos de células jovens. É o caso dos compostos fenólicos – presentes no chá verde, por exemplo – que ativam a via das sirtuínas. Isso contribui para manter os níveis de nicotinamida adenina dinucleotídeo (NAD) altos – diferente do que ocorre com o envelhecimento.

No entanto, é importante frisar que ainda estamos longe de descobrir a fonte da juventude, e que a melhor aposta continua sendo a manutenção de hábitos saudáveis!


Os senolíticos são uma nova classe de fármacos que buscam reverter o processo de envelhecimento celular.
Adaptado de www.shutterstock.com, 2022.

Corpo e mente em movimento

Talvez aqui esteja o mais próximo que chegamos até agora da tão sonhada fonte da juventude. Manter o corpo e a mente ativos, em associação a uma alimentação adequada e um sono de qualidade são as estratégias com mais resultados positivos documentados na manutenção da saúde e da “juventude”. Inclusive, mesmo após uma vida de sedentarismo, iniciar uma prática regular de exercícios físicos traz inúmeros benefícios para o corpo e também para a mente. Se quiser ler mais sobre isso, clique aqui.

Dormir bem é essencial!

E tão importante quanto a quantidade de horas dormidas, é a qualidade desse sono. Passar por todas as fases adequadamente é importante para que o sono seja reparador. Quando isso não acontece, temos efeitos em curto e em longo prazo. Em curto prazo, algumas noites mal dormidas podem desencadear episódios de irritação, dificuldade de foco e de aprendizado, entre outros prejuízos cognitivos. Já em longo prazo, o cenário pode ser mais complexo com o aumento de risco de diversas condições clínicas como a obesidade, doenças cardiovasculares e até mesmo a demência. 3

Os distúrbios de sono estão entre as queixas mais relatadas em pacientes da terceira idade. Isso acontece porque durante o processo de envelhecimento o ciclo de sono sofre algumas alterações. Muitos idosos sofrem para conseguir adormecer, ou acordam diversas vezes durante a noite. Mais uma vez, o exercício físico e a alimentação adequada podem contribuir bastante. E quando necessário, a suplementação também pode auxiliar numa melhora tanto de duração quanto de qualidade do sono. O sono adequado é um dos pilares que sustentam a longevidade com qualidade de vida.

Os grandes pilares que permitem desfrutar de todas as fases da vida com saúde e disposição são os hábitos de vida saudáveis.
Adaptado de www.shutterstock.com, 2022.

No fim das contas, o segredo para uma vida com saúde e disposição em todas as fases é um grande conhecido de todos nós: manter hábitos saudáveis! Tudo depende de como conduzimos as batutas ao longo de toda a nossa vida.

Não há tempo a perder, comece hoje! Alimente pelo menos uma pequena melhora hoje. Amanhã de novo, e assim por diante. Logo você estará habituado a uma rotina que vai fazer melhor para você mesmo! Nunca esqueça: os maestros da maravilhosa sinfonia da vida somos nós mesmos!

E assim, um dia encerraremos a nossa melodia na certeza de que fomos os melhores maestros que poderíamos ser, e que o segredo sempre esteve dentro de nós!

Clique aqui e conheça nossa primeira edição da Revista Active: maestria para viver bem.


 

As informações fornecidas neste blog destinam-se ao conhecimento geral e não devem ser um substituto para a orientação de um profissional médico ou tratamento de condições médicas específicas. As informações aqui apresentadas não têm o objetivo de diagnosticar, tratar, curar ou prevenir qualquer doença.

Prescritores e farmacêuticos que desejarem obter mais informações sobre os nossos insumos podem entrar em contato com o nosso SAC por meio do e-mail sac@activepharmaceutica.com.br ou pelo 0800 001 1313.

Será um prazer atendê-los!

Gostou do conteúdo?

 Siga nosso Instagram e acompanhe outros assuntos: @activepharmaceutica